sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Sexualidade e a Adolescência











Hoje em dia existe grande quantidade e variedade de informação acertada sobre a sexualidade. É necessário, cada vez mais, "abrir os olhos" aos adolescentes porque é nesta fase que surge a curiosidade por novas experiências; surgem os primeiros grandes amores e inicia-se a vida sexual. É muito importante que os jovens tenham um bom e presente acompanhamento familiar e que o tema da sexualidade não seja um tabú. Há que viver a sexualidade com responsabilidade e devemos falar com as pessoas que melhor nos conhecem e que melhor nos podem aconselhar. Essas pessoas são os nossos pais.
Mas...
Às vezes é difícil falar com eles...
O que é que tu achas?

12 comentários:

Anónimo disse...

Pois... às vezes é difícil falar com eles...

Aníbal Gonçalves Abreu disse...

Quero antes de mais, dar os parabéns pela iniciativa de criar e partilhar um blogue, envolvendo a comunidade escolar. Começaria por me auto-penitenciar, quanto a possíveis e quase certas falhas de português, pois não possuo habilitações para mais. Possuo apenas; isso sim, um pouquinho da escola da vida, ou se quiserem alguma frequência da universidade das experiências vividas e de outras quantas memórias. Reparei no blogue, que há interesse por parte dos alunos, em assuntos relacionados com psicologia e sexualidade. Por isso:
Será a sexualidade um tema tão complexo, tão vergonhoso, tão inatingível, tão polémico e tão evitado que por si só justifique os sucessivos adiamentos de integração no meio escolar; quer como matéria curricular ou extra curricular? – Algo não se percebe!...
Para mim a sexualidade tem tanto de complexo como qualquer outro tema!... É sempre complexo tudo aquilo que não entendemos; Porque não nos esforçamos por entender ou não temos pessoas ou métodos capazes de nos fazer entender. Acho que a sexualidade humana e tão natural como a própria natureza, faz parte da obra criadora de Deus; assim como os alimentos, são essenciais à vida; mas também estes matam, quando utilizados de forma desordeira.
A sexualidade é um assunto demasiado sério, não deve nunca ser abordado com ligeireza. Distúrbios de ordem sexual provocam desanimo, depressão, divórcios e em alguns casos até homicídios e suicídios. Será que alguém estará imune a estes distúrbios? – Sim, estará imune quem tiver humildade, seriedade e interesse suficiente para se deixar ajudar, pois existem hoje bons especialistas na matéria; acho um facto lamentável que estes especialistas não tenham chegado ainda ao meio escolar.
Se a turma gostou desta abordagem ao tema, dialoguem entre vós e formulem uma questão o mais concisa, através do vosso blogue, que eu tentarei dar uma resposta, dentro das minhas limitações; é claro, não sou especialista. Cordiais saudações e mais uma vez parabéns.

Os Adolescentes disse...

Agradecemos desde já o seu comentário. Estamos a começar este projecto e não temos qualquer experiência nesta área. Como adolescentes, interessamo-nos por vários temas que poderão ser úteis para a nossa vida. Hoje em dia, a sexualidade não é um tema muito abordado nas escolas. Sendo nós alunos do 9º ano, começamos a ter maturidade suficiente para falar sobre sexualidade e iremos aprofundar mais o tema. Esperemos que se interesse pelo nosso blogue. Beijinhos

Os Adolescentes disse...

Olá! Em primeiro lugar queremos agradecer-lhe pelo interesse demonstrado pelo nosso trabalho.Este tipo de comentários são bastante importantes porque nos ajudam a progredir em relação a assuntos tão importantes e actuais como a sexualidade. Concordamos inteiramente consigo quando revela que os distúrbios de ordem sexual podem provocar consequências desagradáveis na vida das pessoas. Por essa razão, temas como este serão por nós debatidos com clareza e seriedade. Mais uma vez um muito obrigado e gostaríamos que continuasse a exprimir as suas opiniões. Beijinhos!

Os Adolescentes disse...

Olá! Desde já queremos agradecer o seu belo comentário que foi muito bem recebido por nós. Está muito bem formulado e transmite-nos uma mensagem magnífica. Concordamos consigo e achamos que a sexualidade não devia ser um tema escondido e evitado pela sociedade mas achamos que esta mentalidade está a mudar. Esperamos que continue a visitar o nosso blogue e a interessar-se pelos nossos temas. Obrigago pela sua visita!!!

Os Adolescentes disse...

Desde já agradecemos o comentário. Obrigada por visitar o nosso blog e pelo interesse demonstrado pelos assuntos abordados. Pretendemos que o nosso jornal seja do agrado de todos. Esperamos que continue a participar e a dar a sua opinião. Vamos ter em conta os seus conselhos acerca da abordadgem dos temas. Obrigado.

Os Adolescentes disse...

Gostariamos de agradecer por ter comentado o nosso blogue e pela sua disponibilidade para nos ajudar. Iremos aproveitar o seu comentário para melhorar e aperfeiçoar os nossos textos. Achamos que tem razão quando afirma que a sexualidade é um tema importante que deve ser tratado com dignidade, seriedade e clareza. Obrigado!

Os Adolescentes disse...

Obrigado pelo seu comentário acerca deste tema.A sexualidade é um tema que deve ser abordado de uma forma séria.

Os Adolescentes disse...

Concordamos com o seu comentário. Durante este ano lectivo não só vamos tentar abordar este tema mas também outros que são meios "proibidos". Esperamos que faça mais comentários e que visite o nosso blogue.

Os Adolescentes disse...

Obrigada por ter deixado aqui a sua opinião. Nós também achamos que este tema deve ser abordado com respeito. Iremos deixar aqui os nossos pontos de vista acerca deste assunto e de outros que preocupam os jovens da nossa era. Muito obrigado.

Trucker disse...

bom dia, antes de mais, fico grato pelos vossos comentários. contudo nenhum deles formulou uma questão mais ou menos concreta que reflita as preocupações mais frequentes dos jovens. mesmo assim aproveito para lhes lançar um desafio que me parece muito oportuno: convidem os vossos pais a visitar o blog e acompanhen-nos na visita, pois alguns pais ainda têem alguma dificuldade nas teclas. após a visita dialoguem sobre o assunto e talvez tenham uma agradável surpresa, quanto à ideia pré-concebida de que falar de sexualidade com os pais não é muito acessível. bons estudos. e votos de sucesso para o vosso empreendedorismo, através deste blogue.

Os Adolescentes disse...

É uma óptima idéia! Muitas vezes achamos que os nossos pais não vão querer falar connosco sobre determinados assuntos e nem sempre isso corresponde à verdade. Obrigada pela sugestão e continue a visitar-nos!