quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os Malefícios do Tabaco




O tabaco, como todos sabem, provoca dependência e doenças possivelmente fatais (cancro dos pulmões, da garganta, da língua, problemas de pulmões e infertilidade) daí que isto por si só parece ser razão suficiente para fazer os fumadores DEIXAREM DE FUMAR. Afinal não! Todos os fumadores de hoje têm informação acerca dos malefícios do tabaco, das consequências do seu uso e do seu abuso em particular e mesmo assim não parece haver vontade ou compreensão de factos por parte deles (os fumadores) para deixaram o vício.
O tabaco como toxicodependência é a que tem mais consumidores a nível mundial. PROVOCA INÚMERAS MORTES TODOS OS ANOS. Não vamos dar mais daquelas informações que aparecem em todos os panfletos ou em todos os maços pois disso já estamos todos “fartos” Vamos antes tentar sensibilizar-vos com experiencias verídicas. Há cinco anos atrás passei por uma experiencia da qual me lembro como se fosse hoje. O meu pai fumava muito, muito mesmo( três maços e meio a quatro por dia) e juntamente com o stress do trabalho teve uma crise que o levou de emergência para o hospital. Ficou lá um mês entre a vida e a morte! Fui visitá-lo apenas uma vez. Não podia entrar naquele piso porque a minha idade não o permitia. Passei muito tempo preocupado e angustiado porque não sabia como estava o meu pai. Agora olho para trás e vejo aqueles momentos arrepiantes e isso dá-me a RAZÃO PARA NAO FUMAR. Acho que ele também a vê agora. Após isso nunca mais tocou num cigarro. Para alem de tudo isto lembramos àqueles a quem a aparência importa mais do que a saúde que o consumo de tabaco causa um mau aspecto alargado a várias partes do corpo. Assim temos dedos amarelados, dentes descalcificados e escurecidos e mau hálito. Provoca ainda mau temperamento quando se tenta deixar de fumar. E ainda para aqueles que ainda não perceberam que devem deixar de fumar por inúmeras e variadas razões ficam a saber que andam a poluir o ambiente e a poluir as pessoas que lhes são mais próximas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que é um tema muito importante para abordar com os alunos da turma A, pois é um problema de saúde que hoje em dia, cada vez mais vai aumentando o número de fumadores. Queria também dar os parabens à turma e professores que cada vez mais ajudam a desenvolver e a enriquecer o Blog !

Um abraço ,

Os Adolescentes disse...

Obrigado!