segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Inovações na Moda

Roupas ecológicas:


Na China conseguiram desenvolver uma nova tecnologia para fabricar uma roupa ecológica através de uma mistura de fibra de milho com bambu. Com esta mistura é possível criar roupas cómodas, práticas e confortáveis. Comparado a outros materiais como o poliéster e o nylon, a fibra de milho é mais fácil de tingir, é pouco inflamável e apresenta grande resistência aos raios ultravioleta e a lavagens contínuas. (o único problema é que para a produção de uma fibra são precisas 10 toneladas de milho!)


O algodão biológico é um dos materiais mais utilizados nas roupas ecológicas. Outro é cânhamo, uma planta a partir da qual se produz roupas, papel, plásticos, materiais de construção, comida, bebidas, cosméticos, tintas e produtos de limpeza. A sua fibra é resistente e flexível.


No Brasil, Von Vogt descobriu a fibra de juta, que é usada em roupa e calçado. Uma curiosidade deste produto é que me contacto com a natureza, decompõe-se em dois anos ( o algodão demora uma década e o poliéster um século).


Tecido em spray:


O estilista espanhol, Manel Torres, desenvolveu um tecido em spray “fabrican”, que poderá revolucionar a indústria da moda.


O spray é composto por fibras de algodão líquidas, que me contacto com o ar adquirem instantaneamente a resistência de um tecido normal.


Uma vez pulverizadas sobre o corpo, as fibras unem-se para formar uma peça de roupa passageira e descartável. Como as fibras são distribuídas fragmentadas, podem se juntar outros produtos, como perfumes ou pigmentos.


Ainda existem alguns detalhes a acertar com, aumentar a resistência do tecido e garantir que o material é biodegradável e não agressivo para a pele. “Fabrican” pretende revolucionar a indústria da moda.


Num mundo que preza a rapidez, faz sentido construir a própria roupa com um simples spray!



Sem comentários: