quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência




NO TEMPO EM QUE OS ANIMAIS FALAVAM
No tempo em que os animais falavam, os bichos constataram que o meio em que viviam começava a tornar-se cada vez mais complexo e havia que impor novas hierarquias, estabelecer novos parâmetros de comportamento, uma vez que já não chegavam os seus instintos inatos para enfrentar as modificações do meio. Esta necessidade deu lugar à ideia de ESCOLA: uma estrutura social que os habilitaria, a TODOS, para enfrentar as crescentes modificações a que assistiam.
Os primeiros alunos foram o Cisne, o Pato, o Coelho e o Gato.
Começadas as aulas, cada professor, preocupado com a sua disciplina, preparava primorosamente a matéria procurando cumprir o programa a que estava obrigado pelo seu Ministério. O currículo constava do seguinte: nadar, correr, voar, galgar montes e saltar obstáculos.O Cisne, nas aulas de correr, voar e galgar montes era um péssimo aluno. E mesmo quando se esforçava, ao ponto de ficar com as patas ensanguentadas das corridas e calos nas asas, adquiridos na ânsia de voar, tinha notas más. O pior era que, com o esforço e o desgaste psicológico dispendido nessas disciplinas estava a enfraquecer na natação, em que era o máximo.O Coelho, por sua vez, padecia nas matérias de nadar e voar. Como poderia voar se não tinha asas? Em se tratando de nadar, a coisa também não era fácil. Não tinha nascido para aquilo. Em contrapartida, ninguém melhor do que ele, corria e galgava montes.O Gato tinha problemas idênticos aos do coelho nas disciplinas de natação e voo. Ele bem insistia com o professor que, se o deixasse voar de cima para baixo, ainda poderia ter êxito. Mas esta possibilidade não estava contemplada no programa aprovado e o critério de selecção era igual para todos.O Pato, finalmente, voava um pouquinho, corria mais ou menos, nadava bem mas muito pior do que o cisne, e desastradamente, embora com algum desembaraço, até conseguia subir montes e saltar obstáculos. Não tinha reprovações a nenhuma disciplina como os seus restantes colegas, o que o fazia sumamente brilhante nas pautas finais. Os professores consideraram-no o aluno mais equilibrado.Os restantes alunos não entendiam. Nada tinham contra o pato, gostavam dele, mas perguntavam-se: a espantosa capacidade do Coelho em saltar obstáculos, correr e galgar montes não poderia ser aproveitada? E o Gato? De nada lhe serviria correr e saltar melhor do que o Pato? E que utilidade teria para o Cisne nadar como nenhum outro? E que fazer dos alunos que não nadam, nem correm nem galgam muitos obstáculos mas mesmo assim querem voar?
In Noesis nº20, Setembro de 1991 ( adaptado)

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