E pronto! De nós é tudo para este ano. Despedem-se assim os adolescentes com sentimentos natalícios e com a esperança de que o ano 2010 seja, para todos, ainda melhor que aquele que passou.
FELIZ ANO NOVO!
Escrevo esta carta para lhe dar uma sugestão. Acho que o Natal devia mudar de tradições e o seu fato devia ter outra cor e outro estilo. Devia trocar as renas por um outro animal e os duendes reformarem-se. Ah, esqueci-me de lhe dizer que devia cortar a barba ou então pintá-la. Podia começar a entrar pela porta porque hoje em dia algumas casas não têm chaminé e isso torna-se um problema para si.
Sei que estás à espera que te peça uma prenda, como por exemplo, um telemóvel novo ou uma consola de jogos mas também não vale a pena pedir paz e amor, porque é impossível viver na perfeição por muito que fujamos da dor e da guerra.
Bem, estou cheio de ouvir falar do Pai Natal. Por isso, este ano, quero que a minha casa venha uma Mãe Natal mas, de preferência e se não for pedir muito, uma que tenha as características da Liliana Queirós.
Estou-te a escrever esta carta porque a minha professora de Inglês pediu.
Queria pedir-te que voltasses atrás no tempo e pregasses uma partida à pessoa que inventou a Matemática. Provavelmente isso é impossível por causa das questões matemáticas. Por exemplo, terias de viajar de casa em casa no espaço de 0,3 segundos porque temos mais de 6 milhões de pessoas na Terra. Também queria dar uma opinião sobre ti: és um bocado assustador. Entras na casa de outras pessoas sem elas te darem autorização. Isso não é invasão ao domicílio? Mais uma coisa: como entravas tu na minha casa quando era pequeno se eu nem sequer tinha chaminé? Tu és uma espécie de «allien»? Ah! Acho que descobri o teu alter-ego: acho que és o «Big Show».
Já há bastante tempo atrás eu mandava-te cartas a pedir bonecas ou algo com que pudesse brincar. Este ano não quero nada disso. O que queria mesmo era a paz no mundo. Sei que mesmo que te peça mil vezes nunca me poderás dar este enorme presente porque isto não depende de ti nem da fábrica dos brinquedos; depende de nós, das pessoas do mundo.
Estamos no Natal. Nesta época as pessoas têm tendência em abusar não só dos alimentos ricos em açucar e gorduras mas também das bebidas alcoólicas.
Olha, eu sei que te deves sentir solitário durante o ano porque só te escrevem nesta época mas é porque precisam de ti. Tens de entender que o teu fato vermelho, as tuas barbas, as tuas renas e os teus presentes trazem ao mundo uma época de paz, de amor, em que as famílias se unem no calor confortável dos seus lares; uma época de generosidade…
Além dos presentes pedidos por todos nós neste Natal, eu queria que fosses aconchegar os corações das pessoas com frio, que ajudasses os que mais necessitam e que todas as pessoas voltassem a ver o verdadeiro significado do Natal. Que esquecessem a tua figura e se relembrassem dos serões em família, dos presépios e da boa nova que é o nascimento do Menino Jesus.
No dia 3 de Dezembro foi a vez da turma do 9ºA e 9ºC fazer uma visita de estudo ao Centro Regional de Sangue do Porto. Primeiramente assistimos a uma palestra sobre o sangue e dadores de sangue, em seguida explicaram-nos o que acontecesse ao sangue depois de recolhido. Depois assistimos a todo processo que os dadores percorrem até estar concluída a recolha e poderem ir embora.
Estou a escrever esta carta pela minha primeira vez e não sei como o fazer. Espero que este ano não faltes à tua viagem da entrega de presentes e prefiro que não me dês nenhuns este ano. Espero antes que ajudes aqueles que mais necessitam e que se sentem tristes por não terem com quem partilhar a sua felicidade.

A exemplo do ano passado, a nossa escola inscreveu-se no programa Parlamento dos Jovens - 2010, uma iniciativa da Assembleia da República. O tema escolhido para este ano é Educação Sexual. Começa já a tua lista (8 a 10 alunos) e propõe as tuas medidas (2 a 3) sobre Educação Sexual. Podem participar todos os alunos da escola. Na próxima semana divulgaremos o programa. Participa!

Já ouviste falar neste projecto?
Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, AQUI onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"



Como já foi noticiado aqui no nosso jornal, irão decorrer nos dias 27, 28 e 29 deste mês os 5º Jogos Portugueses Abadá-Capoeira. O local já foi escolhido e os jogos realizar-se-ão no pavilhão desportivo da escola EB 2/3 de Infías em Vizela. Participa e leva contigo um donativo (roupa ou alimentos) pois estes irão reverter a favor de instituições de caridade.